O governo guineense quer apoiar os clubes, mas lamenta a demora na entrega do plano de atividades da Liga de Clubes e da Federação de Futebol.
A revelação é do Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Abasse Embaló, durante uma entrevista concedida este domingo (01-10), aos jornalistas, à margem da final do campeonato defeso de Gabú, na qual afirmou que o governo, não pode apoiar nenhum clube, sem, no entanto, ter um plano para o efeito.
“Deixamos uma orientação clara a nível ministerial, às entidades desportivas, as quais trabalhamos juntos, tanto a Federação de Futebol, assim como a Liga dos Clubes, no sentido de entregarem os seus planos de atividades a tempo, ao Ministério dos Desportos e, lamentamos por não termos isso até agora“, contou Abasse.
Embaló, explicou que os clubes só podem ser apoiados pelo executivo, quando este souber das necessidades dessas entidades, e apoiá-las na medida do possível, sustentando que para isso acontecer, é preciso que os planos de atividades sejam entregues a tempo ao ministério.
Este responsável, esclareceu na mesma entrevista, que o seu ministério não tem nenhuma intervenção direta na organização das provas nacionais, explicando que o mesmo, tem a responsabilidade de fiscalizar e dar orientações sobre a implementação da política desportiva das federações no país.
Na mesma ocasião, Abasse Embaló, mostrou-se otimista na boa prestação da seleção nacional, na próxima edição do Campeonato das Nações Africanas (CAN Costa do Marfim-2023), mas apela a melhor organização.
Vale lembrar que Abasse Embaló, assinou na semana passada, um acordo de cooperação com o governo venezuelano, nas áreas de cultura e da medicina desportiva.
Adul Baldé