FFGB

FFGB CULPA SPORTING CGB E MOGBWEMO FC PELA AUSÊNCIA DA MARIAMA SAMBÚ NA LIGA DOS CAMPEÕES

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau, culpabiliza o Sporting Clube da Guiné-Bissau e o Mogbwemo FC, pela ausência da internacional guineense Mariama Sambú, na lista das jogadoras convocadas para eliminatória à fase final da Liga dos Campeões Africano da categoria feminina.

Em causa está, o suposto atraso no envio do certificado internacional da jogadora por parte da Federação de Futebol Guineense ao Mogbwemo Queens FC da Serra Leoa, atual equipa da ex-jogadora do Sporting Clube da Guiné-Bissau, para que a mesma (Mariama), possa ser inscrita na lista das jogadoras selecionadas.

Em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira (21-08), em Bissau, Guilherme Carlos dos Santos, responsável informático da Federação de Futebol, revelou que a instituição gestora do futebol guineense, não pode inscrever nenhum jogador/jogadora que já pertence a uma outra federação.

A federação não pode em nenhuma circunstância inscrever um jogador que já está sob alçada da outra federação, tal como Mariama Sambú“, esclareceu dos Santos, antes de afirmar que a Federação de Futebol não foi notificada sobre a transferência da jogadora.

A situação da Mariama, não tem nada a ver com a sua inscrição na Champions League da CAF. Tudo isso, deve-se a sua transferência do Sporting Clube da Guiné-Bissau para o Mogbwemo FC. A Federação nunca foi comunicada por ambos os clubes (Sporting e Mogbwemo), sobre tal transferência e chegou ao nosso conhecimento após a sua chegada à Serra-Leoa e, foi logo nesse momento que iniciaram as diligências para oficializar a mudança“, explicou Guilherme.

Este responsável, assegurou, por outro lado, que a ausência da jogadora em causa (Mariama), na lista da sua equipa, não tem nada a ver com o certificado internacional, mas sim pela lesão contraída na seleção nacional, antes de chegar a Serra-Leoa.

Guilherme dos Santos, aproveitou a ocasião, para considerar de ‘oferta’, a forma a qual decorreu a transferência da jogadora, justificando que os procedimentos feitos, não estão dentro do sistema da FIFA.

“Essa transferência da Mariama Sambú, não está registada no sistema (CMS) da FIFA, o que significa que é uma ‘oferta’ que o Sporting Clube da Guiné-Bissau fez ao Mogbwemo Queens FC. Assim sendo e em caso da sua eventual transferência ao outro clube, o Sporting não terá nada como percentagem da transferência“, sustentou.

De recordar que num passado recente, Mariama Sambú, queixou-se do que considera de “abandonado”, por parte das autoridades desportivas, sobre a sua ausência na lista das jogadoras inscritas pela sua equipa na eliminatória para a fase final da liga dos campeões africana, da categoria feminina.

Januário Jorge Quadé

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.