CAMPEONATO NACIONALPRIMEIRA DIVISÃO

CALILO MANÉ CRITICA A AUSÊNCIA DOS TREINADORES DAS EQUIPAS DO INTERIOR NAS SELEÇÕES NACIONAIS

Calilo Mané, afirmou que para integrar a equipa técnica de qualquer camada das seleções nacionais, um treinador do interior precisa viver pelo menos 20 anos em Bissau, e mesmo sendo campeão nacional, nunca será nem roupeiro e muito menos adjunto. Recordou ainda que o último treinador que saiu duma equipa do interior para integrar a equipa técnica nacional, foi Bacari Sanhá, ex-técnico dos Balantas de Mansôa.

Mister Calilo, técnico que orientou o CDR Gabú na época passada, fez estas afirmações numa entrevista exclusiva ao FUT 245, no qual falou do seu percurso enquanto treinador, e também das razões que lhe levaram a pôr ponto final na sua carreira de treinador.

Ao longo da minha carreira, de certeza, fiz mais boas coisas, do que ruins, mas posso-te testemunhar também que, último treinador que saiu do interior para integrar a seleção nacional, foi Bacari [Sanhá], que testemunhei. Saiu do interior para ser adjunto treinador do Marcelo Sebastião Mendonça, onde a seleção foi para o Mali e já passaram muitos anos”. Referiu, Mané para de seguida questionar o seguinte:

Estamos a treinar para quê? Vamos continuar a treinar para servir só os nossos sectores ou determinadas regiões onde trabalhamos?

Mister Calilo afirmou que nas equipas técnicas das seleções nacionais, há até treinadores que não estão em ativo, mas são eles os adjuntos, preparadores físicos e disse que, os treinadores das equipas de interior, nunca foram reconhecidos os talentos e valores.

Únicos que podem treinar as seleções, são aqueles que mesmo não sendo filhos de capital Bissau, mas que já vivem ali há mais de 20 anos. Outros são treinadores que passaram em determinados clubes e não tiveram sucesso, outros levaram equipas à segunda liga, outros não conseguiram subir de divisão, mas hoje, são esses que fazem parte da seleção local, seleção sub-17, sub-15, sub-16, seleção feminina. Quer dizer, nós não temos capacidades nem de ser auxiliar“. Criticou, Calilo Mané.

O jovem técnico, disse, por outro lado, que mesmo se um treinador da equipa do interior for campeão, nunca será nem roupeiro nas seleções e questionou se os treinadores das equipas do interior, são também guineenses e têm curriculum suficiente para estar nas seleções nacionais.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.