NANU E PANUTCHE CAMARÁ ENCONTRAM NOVO CAMINHO COM OLHOS NA COSTA DE MARFIM´2023
Está chegando a trigésima quarta edição da competição mais importante do futebol africano (Campeonato Africanos das Nações), o sonho de muitos jogadores do continente berço, que no próximo ano se joga na Costa de Marfim, país da África Ocidental, uma competição que o país está participando pela quarta vez consecutiva.
Vai decorrer entre janeiro e fevereiro de 2024 e muitos querem lá estar, e na equipa nacional liderada por Baciro Candé já começam se sentir as movimentações dos jogadores com olhos postos nessa competição. Jogadores da seleção como Panutche Camará grande revelação no último CAN, Nanu que tem perdido espaço no time nacional e entre outros jogadores mudaram de lares.
Sem oportunidade na equipa de Sérgio Conceição, o jogador que tinha estado fora do plantel por empréstimo por uma época e meia, esteve de regresso ao Dragão, porém foi despachado a título definitivo para Turquia, ali vai representar os turcos de Samsunsport.
O jogador parece ter perdido o espaço na seleção nacional para o colega Jefferson Encada, que parece ser indiscutível de Baciro Candé desde o CAN’2021 onde o jogador conquistou o coração do técnico. Para dar volta a isso, Nanu que outrora era intocável de Baciro Candé parece não ter só Encada para superar, Tito Junior parece querer construir o seu caminho, e tem aparecido nas convocatórias e participado em alguns jogos da seleção, seja titular ou suplente. Para fazer face a isso, Nanu teve que mudar de lar onde vai ter mais minutos e mais competitividade para voltar a conquistar Baciro Candé.
Já, Panutche Camará, antigo craque de Plymouth Argely, parece ter vida complicada desde que deixou o clube inglês, contraiu uma lesão que lhe impediu de jogar por longo período e recentemente teve que mudar de clube para ter mais minutos e mais chances de chegar ao país de Didier Drogba.
Parece complicada a garantia do seu lugar no meio-campo da seleção, que depois de CAN de Camarões, parecia ser o dono. Tanto a mudança do clube, assim como a lesão não ajudaram o talentoso meio-campista nascido em Canchungo, há 26 anos.
Mudança de clube tanto para Panutche como para Nanu, talvez possa trazer algumas mudanças antes do Campeonato Africano das Nações, uma competição que é tão importante para futebolistas africanos.
Virissimo Cabral