GOVERNO ASSINA CONVENÇÃO DA ALIANÇA MUNDIAL DOS DESPORTOS
O Governo guineense, através do Ministério da Juventude, Cultura e dos Desportos, rubricou esta segunda-feira (19-06), a Convenção da Aliança Mundial dos Desportos.
Falando aos jornalistas, após o ato de assinatura da referida convenção, Augusto Gomes, ministro da Juventude, Cultura e dos Desportos, assegurou que a assinatura em causa, visa reforçar o setor da governação para o desporto e para a manutenção da saúde física.
“Queremos com isso, reforçar a nossa governação no setor desportivo, para a saúde e para a disponibilidade física e mental da população, para estar em mais condições de promover o desporto nacional. Isso, é mais um passo que estamos a dar para a construção das infraestruturas desportivas com vista a melhorar a prática do desporto no país, mas também a mobilização das condições técnicas para que os praticantes do desporto, tenham mais qualificação”, afirmou Augusto Gomes.
O titular da pasta dos desportos, revelou, por outro lado, que a convenção assinada, irá facilitar o executivo guineense a criar mais centros de excelência para a prática do desporto na Guiné-Bissau e laboratórios para a promoção da saúde pública.
Augusto Gomes aproveitou a ocasião para exortar o próximo governo no sentido de ter um bom seguimento à ‘dinâmica’ que considera da promoção do desporto, para um desenvolvimento sustentável do país.
Refira-se que Aliança Mundial dos Desportos, foi criada no ano 2007, em Marrocos, e tem como missão, formar jovens e nos seus gestores, através do desporto, para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Vale lembrar que a Guiné-Bissau, tornou-se membro desta organização, em 1 de outubro de 2013, quando o então ministro dos Negócios Estrangeiros, Fernando Delfim da Silva, assinou o documento da adesão do país.
Braima Sadjó