ZINHO GANO COLOCA GUINÉ-BISSAU COM UM PÉ NA FASE FINAL DO CAN 2023
Na condição de visitante no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau, a seleção da Guiné-Bissau venceu a sua congénere de São Tomé e Príncipe por [0-1], no cumprimento da quinta jornada do grupo A de qualificação para o CAN 2023, e está já com um pé na fase final desta competição.
A Guiné-Bissau entrou bem no jogo e logo nos primeiros minutos criou algumas jogadas perigosas, com destaque a um remate do Dálcio Gomes na entrada da área aos 6 minutos, e um pontapé acrobático do Mama Baldé na área que infelizmente não foi em direção à baliza.
A tendência do jogo manteve-se, com os Djurtus a tentarem chegar a área dos Falcões e Papagaios, mas estes estiveram muito bem e neutralizaram as investidas dos rapazes comandados pelo mister Baciro Candé, tendo ainda criado uma jogada de perigo a baliza do Jonas Mendes aos 29 minutos, na sequência de um cruzamento de canto, desviado de cabeça, com a bola a passar ao lado do poste.
A Guiné-Bissau teve o domínio total do jogo no primeiro tempo, mas não teve a eficácia no último terço e saiu ao intervalo com o nulo no marcador.
No reinício do encontro, Baciro Candé lançou imediatamente o ponta-de-lança Zinho Gano que acabou por marcar o único golo do jogo aos 54 minutos, após um cruzamento do Jefferson Encada e remate do Dálcio Gomes que motivou uma defesa do guarda-redes, e já na recarga, Zinho Gano não perdoou e fez o golo.
Já com a vantagem, a Guiné-Bissau circulou a bola com mais segurança e criou algumas ocasiões de golo, mas tal como no primeiro tempo, não conseguiu transformar estas oportunidades em golo.
No último lance do encontro, a Guiné-Bissau podia chegar ao segundo golo, mas Zé Turbo não foi feliz na finalização e rematou para fora.
Com este resultado, a Guiné-Bissau passa agora a somar 10 pontos, mais um que a Nigéria que deverá defrontar a seleção da Serra-Leoa no próximo domingo e em caso da vitória da Nigéria ou empate, os Djurtus se qualificarão automaticamente para o CAN 2023 a uma jornada do fim da fase de qualificação.