SC BAFATÁ VENCE SPORTING CGB EM BISSAU COM BIS DO GILBERTO DA SILVA
O Sporting Clube da Guiné-Bissau, recebeu e perdeu na tarde deste sábado (20-05), por (1-2), diante da sua congénere do Sporting Clube de Bafatá, no jogo da vigésima terceira ronda do campeonato nacional da primeira divisão do futebol guineense.
Partida disputado no estádio Lino Correia, em Bissau, onde o Sporting Clube da Guiné-Bissau, estava com maior domínio da bola, numa clara ambição de vencer para subir ainda ao topo da tabela, mas a verdade é que na primeira parte, as grandes oportunidades flagrantes de golo pertenceram aos leões de Bafatá, que só não marcaram na altura a supremacia defensiva do guarda-redes Adulai Baldé.
Apesar dessas ocasiões flagrantes da equipa lestenha, os leões da capital Bissau, foram mais perigosos nas transições ofensivas, através do Panobu, Adulai Jaló e Charles Mendy, um trio atacante que deu muito trabalho à defesa da formação de Bafatá.
Aos 24 minutos, o SC Bafatá, colocou-se em vantagem com um soberbo remate de meia rua, do médio Gilberto da Silva, que apanhou o guardião sportinguista (Baben), muito adiantado na sua zona de jurisdição, para levar o desafio ao (0-1).
Volvidos quatro minutos, aliás, aos 28′, Leões de Bissau, chegaram ao empate (1-1), graças ao golo apontado pela inevitável John Charles Mendy, que aproveitou dum pontapé de livre, cruzado na direita, antes Charles salta mais alto que defensores da Bafatá, golpeando de cabeça, levando o encontro ao (1-1).
Já com esse empate, a maior circulação da bola voltou a pertencer aos leões de Bissau, que levaram com eles o esférico por todo o retângulo do desafio, mas com os sportinguistas de Bafatá, a criarem também alguns lances de perigo junto à baliza do Baben, mas sem, no entanto, as duas formações alterarem o resultado, até o apito final do primeiro tempo em (1-1).
Na segunda parte, o Sporting Clube da Guiné-Bissau, entrou muito forte, e chegou com toda a naturalidade à baliza contrária, mas foi Sporting de Bafatá, que levou o jogo ao (1-2), aos 54 minutos, de novo com assinatura do Gilberto da Silva (bisou), num lance em que aproveitou duma desatenção do guarda-redes Baben, para levar a equipa de Bafatá em vantagem no marcador.
Após este golo dos leões de Bafatá, os orientados do Pedro Dias, forçaram ainda mais a pressão. Contudo, um inspirado guarda-redes do Sporting que travou progressivamente a pressão adversária.
Leões de leste, ficaram reduzidos à dez unidades no campo, aos 74 minutos, através da expulsão do Aliu Seide, que travou o John Charles Mendy, que estava numa boa posição (isolado) com o guardião adversária, e árbitro Deuselino Soares não teve a menor dúvida em admoestá-lo o vermelho direto. Mesmo com essa superioridade numérica, leões de Bissau, não conseguiram alterar o resultado até o apito final, com a equipa lestenha o conseguir uma vitória muito merecida.
Com esta vitória, o Sporting Clube de Bafatá, chega aos 20 pontos, enquanto o Sporting Clube da Guiné-Bissau, mantém-se com 32 pontos na tabela classificativa.
Braima Sadjó