CAÍTO TEIXEIRA AFIRMA QUE A ASSISTÊNCIA QUE A FIFA ESTÁ A PRESTAR AO FUTEBOL NACIONAL DEVE ORGULHAR TODOS OS GUINEENSES
O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto), mostrou-se satisfeito pelo avanço dos trabalhos da construção do estádio Saco Vaz, em Canchungo.
A satisfação do Caíto Teixeira, foi transmitida hoje (22-02), aos jornalistas, em Canchungo, a margem da visita conjunta entre a delegação da FIFA e da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, para se inteirarem dos trabalhos da referida obra, na qual afirmou que todos os guineenses devem orgulhar-se da assistência da FIFA ao futebol guineense.
“Todos nós (guineenses), devemos orgulhar deste apoio a que a FIFA está a nos dar, devemos dizer abrigado a ela por esta infraestrutura que está a nos oferecer. Não é todos os dias que se consegue dois campos numa só assentada“, começou por dizer Caíto Teixeira.
O responsável máximo da federação gestora do futebol guineense, disse por outro lado, que “há guineenses que quando dizem algo é para tomar à sério” e costumamos dizer que “o tempo dirá tudo” e ele, (tempo) vai justificar se o presidente da federação está a mentir para os guineenses.
Caíto Teixeira assegurou ainda que a federação de futebol nunca geriu fundos da execução da obra destes dois estádios (Estádio Saco Vaz em Canchungo e o estádio Pelé em Bafatá), pela forma que segundo ele, a sua instituição está a ser acusado por alguns guineenses.
“Quero aqui deixar bem claro ainda na presença da FIFA, que a federação não geriu, em nenhum momento, fundos destas duas obras, porque ouvi sempre especulações que dão contas que isso, não é verdade e falam ainda que é simples “populismo” e, o tempo veio dar resposta a estas pessoas. Por isso, devemos respeitar uns aos outros e devemos com isso, orgulhar do bom trabalho do nosso parceiro“, explicou.
Teixeira aproveitou a ocasião para convidar os guineenses, para numa reflexão profunda em mudar o paradigma do futebol nacional, deixando de lado, as “intrigas” e juntar as mãos para o desenvolvimento do futebol nacional.
Refira-se que, a delegação da FIFA é composta por Gelson Fernandes, diretor desta instituição para as federações e associações a nível da África, consultor técnico Regional da África Ocidental e Central, Ousmane Savadogo, Elhadj Diop e Nataniel Brito, membros deste gabinete sediado em Dacar (Senegal).
Braima Sadjó