PORTOS DE BISSAU GOLEIAM MASSAF DE CACINE A MODA ANTIGA “9-1”
Os Estivadores dos Portos de Bissau receberam e venceram este domingo (15-01), o aflito Massaf Sport Clube de Cacine por (9-1), na partida do encerramento da quarta jornada do campeonato nacional da primeira divisão de futebol.
Perante um número razoável do público nas bancadas do Estádio “Lino Correia”, em Bissau, a equipa visitante ameaçou muito cedo a baliza adversária, com um belo remate do avançado Baba Dja, logo aos 3 minutos no bico da grande área, mas valeu a fantástica defesa do guardião Edson da Silva a negar categoricamente que a bola entrasse na sua baliza.
Após este primeiro aviso, os rapazes dos Portos de Bissau, cresceram muito no jogo, trocando a bola de pé-a-pé, e aos 10 minutos desbloquearam o placar de contagem, graças ao tento genial apontado pelo atacante Jamir Mbana, que aproveitou de um contra-golpe muito rápido, antes de receber o esférico do seu colega no canto superior direito da grande área a guarda do Ansumane Queita, e colocar em arco entre os postes de Cacine.
Apesar desta desvantagem, a equipa do Massaf de Cacine, teve uma boa reação, colocou a pressão sobre a muralha defensiva dos Portos de Bissau, até que aos 29 minutos, Baba Dja, só não levou o Cacine a igualdade no marcador, graças o gigante guarda-redes Edson da Silva que voltou a demonstrar a sua supremacia entre os postes.
Mesmo com esta pressão dos “Gazelas” de Cacine, os Estivadores dos Portos de Bissau, não deixaram escapar as oportunidades, e aos 41′, Paulo Iancuba Mané, aumentou a vantagem por (2-0), através de um erro da defensiva dos visitantes.
Na reta final dos primeiros 45 minutos, ou seja, aos 45+1′, foi a vez do estremo direito Cristiano Luís Sanhá a levar o desafio ao intervalo por (3-0) a favor dos Portos de Bissau.
Na etapa complementar, aos 55 minutos, o Massaf de Cacine reduziu a desvantagem por (3-1), graças ao tento gigantesco do seu atacante Marciano Canforé Camará, através dum pontapé de livre um pouco descaído da zona direita como atacava, antes de Marciano saltar mais alto que os defensores da equipa adversária, para depois golpear de cabeça a bola para dentro das malhas.
Volvidos oito minutos, Zidane Nhaga levou os Portos de Bissau em (4-1), numa jogada fabulosa do ataque portista e, não resta nada para o extremo além de colocar o esférico no fundo da baliza.
Aos 73 minutos já decorridos, Paulo Iancuba Mané, voltou a bisar no jogo, levando os Portos de Bissau em (5-0) e o recém-entrado Amadu Baldé aumentou a contagem por (6-1) aos 78′.
A desgraça dos “Gazelas” de Cacine, foi logo na reta final do jogo, aos (87′ e 89′), em que o atacante, Elvis da Silva, também a escrever o seu nome na lista dos marcadores, bisando assim na partida e a equipa da casa fechou o placar da contagem aos 90+1′, por intermédio do Amadu Baldé, terminando assim o desafio, com uma goleada histórica por (9-1).
Com este resultado, os Estivadores dos Portos de Bissau partilham a liderança do campeonato com 10 pontos com a União Desportiva Internacional de Bissau, ao passo que o Massaf Sport Clube de Cacine, continua na zona vermelha da tabela classificativa, com apenas 1 ponto, ao cabo de quatro jogos já realizados.
Braima Sadjó