FFGB

FFGB REALIZA EM BISSAU TORNEIO DE FUTEBOL EM HOMENAGEM AO “REI” PELÉ

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), vai realizar na próxima semana em Bissau, um torneio de futebol “11”, em homenagem ao Edson Arantes do Nascimento, conhecido por (Pelé), que faleceu no passado dia 29 de dezembro do ano findo, aos 82 anos, devido a um cancro no cólon (detetado em setembro de 2021).

O desaparecimento físico deste “homem” que é considerado como o “ícone” do futebol mundial, que uniu todo o mundo numa só voz e num só sentido em várias ações de homenagens em sua memória e também a Guiné-Bissau não fugiu a regra, e vai realizar um torneio de futebol “11” para homenagear o “Rei” Pelé, através da federação da modalidade.

A intenção da entidade gestora do futebol no país, foi transmitida  hoje (05-01), numa conferência de imprensa realizada, no complexo desportivo do Estádio Lino Correia em Bissau, pelo Bonifácio Malam Sanhá, um dos membros do comité executivo da Federação de Futebol da Guiné-Bissau e também responsável pelo (Licenciamento dos Clubes Nacionais), na qual afirmou que já estão reunidas todas as condições técnicas e materiais para o início deste torneio em homenagem ao falecido Pelé.

“A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFG), através do seu presidente Carlos Alberto Mendes Teixeira (Caíto), em colaboração com o comité executivo, deu anuência para a realização dum “mini-torneio” de futebol “11” para render homenagem ao que é considerado como o melhor futebolista de toda história do futebol mundial, na sequência do pedido feito pela entidade máxima do futebol mundial (FIFA), é nesta lógica que a mesma iniciativa foi aprovada pelo comité executivo”, revelou Bonifácio Malam Sanhá.

Para o entendimento do Bonifácio Malam Sanhá – “um grande homem” é sempre acompanhado com grandes eventos, este é um dos aqueles eventos que vai acompanhar o “imortal” Pelé, porque além do especto desportivo ele foi muito determinante em aspectos ligados à sociedade através da sua capacidade futebolística, sobretudo em questões do racismo na sociedade em que pertencia”, assegurou.

Ainda Bonifácio Malam Sanhá, aproveitou a ocasião para lançar um vibrante apelo aos guineenses no sentido de abraçarem massivamente esta iniciativa da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, no que diz respeito a esta homenagem ao “ícone” do futebol mundial “Rei” Pelé.

Além do aspecto desportivo, o referido torneio de futebol “11” também terá uma parte cultural, que vai culminar com a demonstração de filmes que retratam a vida e obra do Pelé, enquanto um homem que inspira o mundo, avançou Bonifácio Malam Sanhá.

Refira-se que este evento futebolístico em homenagem ao “Rei” Pelé, vai iniciar no próximo dia 9 deste mês de janeiro do ano em curso, e segundo a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), contará com a participação de 10 equipas nacionais.

Braima Sadjó

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.