O futebolista guineense de 16 anos, Estimotio Nautam Sá vai deixar o país esta quarta-feira (28-12), com o destino à Portugal. O jovem extremo esquerdo da Academia de futebol “Amilcar Cabral” do bairro de “Quelelé”, irá prosseguir a sua carreira de formação futebolística no Sporting Clube de Braga.
A ida à Portugal deste atacante, foi antecedida esta terça-feira (27-12), com a realização duma partida de “despedida” entre os jogadores da referida escola de futebol deste bairro periférico da capital Bissau, no qual Estimotio Sá não escondeu a sua satisfação, prometendo tudo fazer para chegar ao topo do futebol mundial.
“É com muita mágua que vou deixar a minha família para abraçar um novo desafio na vida, como alguns que me conhecem é que o meu desejo é ser um jogador profissional. Portanto, tudo farei para que esse meu desejo torne numa realidade e, chegar assim ao topo da minha carreira futebolística“, prometeu, tendo apelado por outro lado os seus colegas atletas que dediquem mais nos trabalhos para que um dia possam também ter a mesma oportunidade.
“Não é fácil uma coisa como essa, trabalhei aqui desde muito cedo, aliás, comecei vir nesta academia de futebol quando tinha 8 anos e hoje aos 16 anos vou deixar o meu país para prosseguir a minha carreira no futebol europeu, concretamente em Portugal, isso demonstra que além de sorte, foi o fruto da minha dedicação e obediência por parte dos nossos orientadores. Por isso, quero lançar aqui um vibrante apelo aos meus colegas que trabalhem ainda mais para a concretização dos seus sonhos“, apelou Nautam Sá como também é conhecido.
Por seu lado, o responsável da referida academia de futebol José Botché Na Runha (Mister Zé), não escondeu a sua satisfação com a ida do seu jogador para terras lusas, agradecendo por outro lado aos pais e encarregados da educação das crianças de forma como deixaram os seus educandos no seu cuidado enquanto responsável desta escola de futebol.
“Agradeço em primeiro lugar a Deus pela oportunidade e aos pais e encarregados da educação pela confiança depositada em mim e a forma como deixaram os seus filhos a virem trabalhar aqui comigo. Não é fácil trabalhar com um grupo de crianças como essas, sobretudo na situação em que se encontra a nossa academia de futebol que é menos boa, mas de vez em quando falamos com elas que irá chegar a vez de cada uma delas no que diz respeito a concretização dos seus sonhos, mas esses sonhos só poderão ser concretizados na base da dedicação e obediência. E hoje para ser sincero eu e a minha equipa do trabalho estamos felizes por estarem aqui testemunhar essa despedida dum jogador muito talentoso“, afirmou José Na Runha.
Mister Zé nome como é vulgarmente chamado, disse ainda que a viagem deste jogador para o solo português, é fruto dum trabalho árduo da equipa técnica desta academia e é neste sentido que apelou os responsáveis do futebol guineense a darem atenção nas diferentes academias do país, nas “assistências técnicas e materiais”, porque segundo ele, os jogadores que saem das diferentes academias do país, são os mesmos que estão a levar ao mais alto nível o bom nome do futebol guineense na diáspora.
“Nós trabalhamos aqui todos os dias sem nenhum apoio extra, ou seja, só recebemos um pouco do apoio de algumas pessoas próximas, mas quanto aos responsáveis do futebol nacional absolutamente nada. Facto que no meu entender não deve acontecer, porque através das diferentes academias do país que os grandes jogadores saem e os mesmos estão a levar ao mais alto nível o bom nome do futebol guineense na diáspora”, assegurou mostrando de seguida optimista na evolução do Estimotio Sá no futebol português.
Importa referir que com a ida do Estimotio Nautam Sá para Portugal, a academia de futebol “Amilcar Cabral”, já colocou no futebol europeu 16 jogadores, com o maior destaque para Fanuel Gomes do SC Braga e Micael Sanhá do sub-19 do Sporting Clube de Portugal.
Braima Sadjó