ACADEMIA EFEMBERG DESPEDIU-SE DE DOIS JOGADORES QUE VÃO DEIXAR O PAÍS HOJE RUMO À PORTUGAL
A academia de futebol Efemberg, despediu-se de dois jogadores que vão deixar a Guiné-Bissau na tarde desta sexta-feira, 11 de novembro de 2022, rumo à Portugal.
Os jogadores em causa tratam-se do Adílio Coly que irá para Boavista e Isnaba Intchama Sporting Clube de Portugal, ambos irão integrar a equipa dos juniores das duas formações de terras-lusas respetivamente.
A cerimónia de despendida decorreu hoje no campo “Califórnia”, do bairro D’Ajuda em Bissau, e culminou com um jogo amigável entre miúdos da referida academia e amigos do Mamudu Injai “Efemberg”, onde o resultado final foi o empate a uma bola (1-1).
Falando à imprensa no final deste jogo da despedida, o empresário guineense de futebol Juca Fernandes, que na ocasião disse que saída destes dois jogadores foi mais um balão de oxigénio para a academia Efemberg, mostrando de seguida o seu total apoio para com os miúdos desta academia e do antigo internacional guineense Bocundji Cá, porque segundo ele as duas escolas de futebol dispõem dos “diamantes brutos”.
Segundo Juca Fernandes, alguns jogadores das duas academias deixaram assim o país na última quarta-feira (09.11), rumo à Senegal e ainda onze atletas das mesmas vão deixar a Guiné-Bissau para juntar aos outros colegas que se encontram no centro de treinos do Demba Ba em Dakar (Senegal), para a realização de testes.
Por sua vez, Mamudu Injai (Efemberg) proprietário da academia, visivelmente emocionado mostrou-se contente, mas também um pouco triste com a ida destes dois jogadores, que considerou dos seus “filhos”, garantindo, por outro lado que não tem nenhuma dúvida em relação ao nível de rendimento de ambos uma vez que os jogadores em causa demonstraram os seus potenciais futebolísticos durante o tempo em que estiveram na academia e hoje vão deixar os seus colegas com a cabeça tranquila para uma aventura no futebol europeu. Ainda pediu o maior empenho daqueles que estão na academia de que um dia vai chegar a vez de cada um para poderem seguir os seus sonhos como futebolistas.
Em curtas palavras um dos jogadores que vai deixar o país ainda hoje, Adílio Coly, que não conteve as lágrimas, disse que vai pôr em prática os ensinamentos recebidos por parte dos treinadores da academia e ainda prometeu que vai dar o seu máximo para abrir portas aos seus colegas.
As academias de futebol “Efemberg e Bocundji Cá”, pertencentes ao atual treinador do FC Cuntum Mamudu Injai (Efemberg) e internacional guineense Bocundji Cá, que no dia 09 de setembro último levaram onze miúdos para a realização de testes no centro de formação do antigo jogador dos ingleses do Chelsea e seleção senegalesa Demba Ba.
Refira-se que no último domingo (06.11), as duas academias “Efemberg e Bocundji Cá” receberam a visita do empresário senegalês Bonine Justin Mendy, que trabalha com algumas academias de futebol senegalesas. A referida visita tem como objetivo a realização dos trabalhos de prospeção como a forma de encontrar jovens jogadores para que os mesmos possam ingressar ao futebol europeu.
De recordar que a Academia de Futebol Efemberg, foi fundada no dia 10 de julho de 2021, depois de troca de nomes por duas vezes (Joseph e Mabodja) e tem como o objetivo promover e lançar no mercado nacional e internacional os novos talentos futebolísticos e, desde a sua fundação levou no total 3 jogadores e, sem contar com os dois atletas que ainda hoje vão deixar o país rumo à Portugal.