THE GUARDIAN ELEGE ROGER FERNANDES E AMADU BALDÉ NOS 60 MELHORES TALENTOS NASCIDOS EM 2005
The Guardian, gazeta britânica divulgou ontem “28.09”, a lista de sessenta jogadores que considera melhores talentos de 2022. Nos eleitos, só constam os jogadores nascidos em 2005.
Na referida lista consultada pela redação do Portal Desportivo FUT 245, constam dois guineenses, Roger Fernandes, do Sporting Clube de Braga e Amadu Baldé, do Sporting Clube de Portugal.
The Guardian recordou que Roger Fernandes chegou a Portugal aos 13 anos com Bíblia debaixo do braço, teve de esperar dois anos para jogar oficialmente. Foi lançado pelo Carlos Carvalhal na equipa principal do Braga e tornou-se o mais jovem de sempre a jogar na primeira divisão portuguesa, em agosto de 2021, e dois meses depois tornou-se o mais jovem de sempre a marcar pelo clube.
Em relação ao Amadu Baldé, The Guardian recordou a sua passagem pelo Real Massamá onde se notabilizou jogando na equipa principal na Liga 3 ainda menor de idade. Foi contratado pelo Sporting, e integra a equipa sub-23.
Em 2020, foi a última vez que a Guiné-Bissau teve representantes na lista. O médio Ronaldo Camará ex-Benfica e Joel Fernandes “Sporting”, foram os talentos guineenses eleitos entre os 60 melhores, numa lista onde estavam Ilaix Moriba, ex-Barcelona, Xavi Simons Paris Saint German e entre outros nomes.