CAÍTO TEIXEIRA PEDIU QUE OS JOGADORES E DIRIGENTES SUSPENSOS SEJAM PERDOADOS
No seu discurso na gala do quadragésimo oitavo aniversário da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Caíto Teixeira apelou aos órgãos competentes da instituição que dirige que perdoe todos os jogadores e dirigentes suspensos na época passada e referiu que pessoalmente perdoou o Sport Clube de Pitche.
“Em nome do comité executivo, permitam-me lançar um apelo no sentido de serem perdoados dirigentes e jogadores neste momento sancionados. Estou a falar do Dembo, jogador do Cuntum que apanhou uma pena de seis anos, eu faço apelo que esta pena seja revida para ele também poder corrigir” começou por apelar este líder federativo.
De seguida, Teixeira referiu outras personalidades sancionadas. ” Não só Dembó, mas também falo do jogador do Bairro de Ajuda, também foi punido, falo do treinador do futebol feminino do Sport Bissau e Benfica, falo do presidente do Flamengo de Pefine, falo também do Pitche e do seu jogador, em particular dizer ao Futebol Clube de Pitche que eu enquanto presidente da Federação perdoei”.
Caíto Teixeira disse, por outro lado, que a decisão de levantar as sanções não é a sua função, apesar de querer que o seu apelo seja levado em conta e recordou que uma das suas funções enquanto presidente da Federação de Futebol, é solidificar, unir, criar condições objetivas para que juntos e de mãos dados haja um futebol de qualidade, inclusivo, de oportunidade, para todos e com todos.
Recorde-se que, entre os intervenientes do futebol punidos pela Comissão da Disciplina da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, figuram Fernando Mango Presidente do Flamengo do Pefine, Pedro Dembo Dabó Silla do FC Cuntum, José Mário Soares (Estrela) do Ajuda Sport Club de Bissau, Simão Gomes adjunto treinador da equipa feminina do Sport Bissau e Benfica e o Sport Club de Pitche este último foi suspenso por 3 anos com uma multa de 1 milhão de FCFA.
Malam Metá Dabó