UDIB EMPATA EM CASA 2-2 COM SC BAFATÁ
A União Desportiva Internacional de Bissau empatou a duas bolas com a sua congênere do Sporting Clube de Bafatá no jogo da vigésima oitava jornada do campeonato nacional da primeira divisão disputado no sintético do Estádio Lino Correia em Bissau.
Partida começou com a equipa da avenida (UDIB) a ameaçar primeiro à baliza contrária aos 6 minutos do jogo, através de um contra-ataque em que Aladje Mané recebeu a bola do seu colega dentro da grande área de Bafatá, antes de rematar para uma fabulosa defesa do guardião Mole Baldé de Bafatá.
Após esta ameaça, a UDIB teve o controle da partida, assumindo assim a circulação do esférico no terreno do jogo, mantendo a equipa forasteira (Bafatá) no seu campo com a defesa coletiva.
Apesar de maior domínio da posse de bola por parte dos rapazes da UDIB, foi a equipa visitante que chegou primeiro em vantagem no marcador, através de um pênalti onde um defensor udibista travou a bola com a mão dentro da grande área sob alçada do guarda-redes Emil Djata e juiz da partida sem dúvidas indicou a marca de onze metros.
Chamado para conversão Mamadú Sidibé com pé cheio, rematou a bola para o fundo das malhas de Emil Djata que tentou ainda desviar o esférico, mas o mesmo vinha com demasiada força, colorindo o placar em 0-1 a do Sporting Clube de Bafatá.
Depois deste tento de Bafatá, a partida ficou bem dividido entre as duas formações que protagonizaram um grande nível de futebol, animado com chutes, dribles e algumas oportunidades nas ambas balizas.
Catorze minutos depois, a UDIB chegou em igualdade no marcador, através do golo marcado por capitão Edi Pedro Lopes que recebeu a bola do seu colega na entrada de área de Bafatá, colocando-se frente-a-frente com guarda-redes Mole Baldé sem precipitar, finalizou da melhor forma a bola dentro da baliza de Bafatá, terminando o primeiro tempo do jogo em 1-1.
Com o estádio Lino Correia bem repleto dos apoiantes das duas equipas, os pupilos do Abubacar Camará entraram fortemente no segundo tempo, com uma pressão muito alta, criando assim dificuldades à linha defensiva de Bafatá em subir no terreno de jogo.
Porém, aos 56 minutos, Sporting de Bafatá recolocou-se a frente do marcador graças ao tento de grande categoria apontado por Abdu Queita, num lance em que Mamadu Candé recuperou a bola do adversário no círculo central, para de seguida entregar ao Abdu que se encontrava bem posicionado, percorrendo alguns metros antes de encher o pé direito para fundo das redes da baliza defendida por Emil Djata.
Sabendo da vantagem, os leões de leste ganharam a confiança e subiram muito bem no jogo com alguns lances de perigo, mas foi UDIB que chegou mais vezes à baliza adversária, mas sem grande sucesso.
No cair do pano do encontro, ou seja, aos 90+5 minutos, Edi Pedro Lopes de novo violou a baliza a guarda de Mole Baldé, na conversão de um pênalti cometido por defesa de Bafatá que amorteceu a bola com a mão junto ao poste esquerdo da baliza e o árbítrio da partida em boa posição apontou na marca de onze metros.
Braima Sadjó