PORTOS DE BISSAU APLICAM “CHAPA 6” AOS ARADOS DE NHACRA
Estivadores dos Portos de Bissau venceram na tarde desta quarta-feira (25-05) os Arados Futebol Clube de Nhacra por expressivos “6-0”, no encontro da vigésima primeira jornada do campeonato nacional de futebol guineense disputado no sintético do Estádio Lino Correia.
A equipa anfitriã entrou, melhor no encontro, e logo aos 5 minutos ameaçou a baliza da equipa de Nhacra com um remate muito forte de Raimundo Mendes na zona esquerda como atacavam junto à linha limite da grande área e a bola só não entrou porque foi travada pelo trave da baliza defendida por Domingos Galom antes de ser afastada pelos defensores.
Quatro minutos depois, Arados de Nhacra foram reduzidos à dez unidades no campo, pela expulsão do seu capitão Saido Djaló que placou o adversário em falta logo na entrada da grande área e, juiz da partida Gilberto dos Santos não demorou em admoestar-lhe a cartolina vermelha reduzindo assim a equipa nortenha a dez unidades no campo.
Convidado para a conversão do livre, Adriano Lopes converteu de melhor forma e a bola foi parar no fundo da baliza do guardião de Nhacra, levando assim a equipa dos Portos de Bissau em vantagem aos 9 minutos do jogo.
Após este tento, a equipa anfitriã assumiu por total as despesas do jogo, com seu bloco ofensivo montado no campo adversário e, aos 33 minutos Adriano Lopes voltou a violar a baliza de Nhacra, num cruzamento do lado direito feito por Sá antes atirar a bola facilmente e sem hipótese para guardião Domingos Galom que tentou ainda desviar a bola.
6 minutos depois, Bubacar Baldé aumentou a contagem no placar por 3-0, numa fabulosa combinação entre ele e o seu colega Jeferson Injai, apanhando da maneira adormecida, a muralha defensiva dos “Arados” de Nhacra, para fazer gosto ao pé. No cair do pano do primeiro tempo, aos 44 minutos, Bubacar Baldé voltou de novo “balançar” as redes da baliza de Domingos Galom, terminando os primeiros 45′ com Portos em vantagem por 4-0.
No reatar do jogo, “Arados” de Nhacra tentaram responder ao resultado e, aos 56 minutos ameaçaram a baliza contrária, num contra-golpe muito rápido, mas o guarda-redes dos “Estivadores” Sérgio Domingo Nsam esteve muito bem e travou da melhor maneira a pressão dos “Arados” de Nhacra.
Aos 68 minutos, a equipa caseira (Portos) aumentou a vantagem por 5-0, desta vez com assinatura do lateral esquerdo Braima Pereira Sané que percorreu quase toda linha lateral, antes de chutar fortemente o esférico, para uma defesa incompleta do guarda-redes Domingos Galom de Nhacra e a bola sofreu ainda alguns ressaltos para depois ultrapassar a linha de golo.
Após este golo, a partida ficou completamente controlada pelos Estivadores dos Portos de Bissau, que fizeram circular a bola na sua zona defensiva permitindo que os jogadores de Nhacra subissem no terreno de jogo para poderem sair em contra-golpe e, aos 90+3 minutos, Jamir M’bana fixou o resultado final por 6-0, resultado que permaneceu até o apito final do encontro com os “Estivadores” a conquistar mais três pontos.
Feitas as contas, Portos de Bissau somam 22 pontos na classificação, ao passo que, “Arados” futebol clube de Nhacra continua com 19 pontos na tabela classificativa da GUINES-LIGA.
Braima Sadjó