IVANITO FERNANDES- ” O CRESCIMENTO DO FUTEBOL NACIONAL, SÓ PODE SER VISTO QUANDO APOSTARMOS NA FORMAÇÃO DE BASE”
O empresário guineenses Ivanito Fernandes é da opinião que o futebol nacional só pode desenvolver apostando na formação de base.
Numa entrevista ao portal FUT 245, Ivanito Fernandes disse que os intervenientes neste sector devem criar mínimas condições para que as academias possam trabalhar da melhor maneira possível.
“Temos que apostar na formação de base, porque é ali que está o desenvolvendo do futebol nacional, disse Ivanito contrariando ainda as vozes que acreditam que o futebol nacional tem subido ao topo.
“Na minha modesta opinião, não se pode dizer que estamos no topo perante esta miserável condição que as escolas de formação (academias) se deparam para expor atletas de grandes talentos no mercado nacional e internacional”, assegurou.
Este empresário, disse ao FUT 245 que o país tem faltado base para tornar o futebol mais atrativo.
“Temos atletas com talentos e são mesmo fantásticos, mas não dispomos de grande jogadores isso é da consciência de qualquer guineense ou seja, vamos olhar para o futebol sénior e dos países onde levamos nossos atletas, podemos ver ainda quantos deles temos nas equipas principais”, perguntou. Advertindo que é preciso pensar seriamente nas camadas de formação fazendo uma análise profunda envolvendo todos ligados ao setor de futebol.
Ocasião serviu para Ivanito Fernandes afirmar que as más condições do trabalho das academias nacionais têm afetado negativamente na evolução de alguns atletas na Europa.
“Tenho acompanhado vários jogadores guineense pelo mundo, principalmente na Europa e alguns deles estão deparar com enormes dificuldades no processo de adaptação”, afirmou. Acrescentando que algumas daquelas dificuldades são da natureza guineense, mas é preciso inverter tais situações.
Ivanito Fernandes tem representado alguns jogadores guineense com destaque para Famana Quizera ex- Borussia Monchengladbach de Alemanha e atualmente no Académico de Viseu da segunda liga portuguesa, e o internacional guineense Manuel Baldé e alguns de outras nacionalidades.
Recorda-se que este empresário trouxe ao país na última semana alguns dos seus parceiros (olheiros) alemãs e brasileiros para um torneio de prospecção de novos talentos guineense que teve lugar no estádio Demba Sanó.
Braima Sadjó