DESTAQUESFORMAÇÃO

GUARDA-REDES GUINEENSE DO VITÓRIA DE GUIMARÃES CRIA ACADEMIA DE FUTEBOL NA GUINÉ-BISSAU

Celton Biai, jovem guarda-redes guineense de 21 anos, criou uma Academia de Futebol na Guiné-Bissau incorporada a uma Fundação, ambas estruturas têm o nome desde guarda-redes formado no Sport Lisboa e Benfica que só por uma vez esteve na Guiné-Bissau. A notícia foi avançada pelo Jornal português A Bola, na sua edição impressa do dia 10 de Novembro do corrente ano.

A Academia recém-criada trabalha no campo de Bairro de São Paulo nos arredores de Bissau e congrega cerca de 320 jogadores divididos em sete escalões masculinos de sub-10 até sub-18 e duas categorias femininas, sub- 14 e sub-16. Na Academia,  também já se desenvolvem as práticas desportivas com professores que estão a ajudar na evolução desportiva e cívica dos jogadores.

Ao jornal português A Bola, o tio do Celton Biai, disse que a acção do jovem guarda-redes vem da família e ele sempre foi generoso e tem bom coração antes de referir do que resultou a iniciativa. ” A Academia/fundação resulta duma visita minha com mais uns primos à Guiné no passado mês de Maio. Tivemos contacto com um rapaz que juntava miúdos para treinar, neste momento fizemos uma videochamada para Portugal e o Celton emocionou-se ao ver o tipo de campo e a roupa dos meninos. Disse logo para fazermos algo por eles.

João Biai tio do guarda-redes,  disse que a ideia é criar melhores condições de vida para os miúdos e afastá-los de outros caminhos fomentando uma relação da academia com os pais visto que a estrutura ora criada,  tem a componente educativa de auxiliar na angariação de materiais escolares.

A academia já tem o envolvimento do antigo jogador do Benfica Nuno Gomes que segundo o João Biai, é uma pessoa espectacular e que conhece há muito tempo. Prometeu juntar e alugar umas coisas. Depois entregou-me logo um lote enorme de materiais já levado para a Guiné-Bissau,  também fez contactos que renderam mais ajudas. O Vitória de Guimarães também se associou a primeira entrega de bens.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker