BACIRO CANDÉ SOBRE EDGAR IÉ- “PARA UM JOGADOR REPRESENTAR UM PAÍS HÁ REQUISITOS E HÁ PROCEDIMENTOS LEGAIS, NÃO É SÓ DIZER ESTOU PRONTO”
O selecionador nacional de futebol Baciro Candé divulgou hoje a lista dos 25 jogadores convocados para os dois embates frente a seleção marroquina nos dias 6 e 9 deste mês e nos eleitos não consta o nome do defesa Edgar Ié, internacional pela seleção A portuguesa mas com fortes possibilidades de representar a Guiné-Bissau após FIFA ter aberto a possibilidade de um jogador que tenha representado uma seleção, escolher a outra, da qual tem nacionalidade.
Na conferência de imprensa realizada hoje na sede da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, após a divulgação da lista dos convocados, o selecionador nacional Baciro Candé foi questionado sobre a ausência do Edgar Ié nos convocados e respondeu que não pode pronunciar relativamente aos jogadores que não constam na sua lista e de seguida atirou:
Para um jogador representar uma seleção há requisitos e há procedimentos legais, não é só dizer que estou pronto, estou disponível para vir ajudar a seleção… não. Neste momento tenho 25 jogadores e são estes da minha confiança.
No dia 20 de setembro do corrente ano, o pai do Edgar Ié falou à imprensa portuguesa no qual referiu que o seu filho estaria disponível para representar a Guiné-Bissau e a federação guineense na pessoa do seu presidente Carlos Alberto Mendes Teixeira confirmou a disponibilidade do atleta e revelou que estariam já em curso as tramitações burocráticas para que o jogador possa ser convocado o mais rapidamente possível.
Edgar Ié tem uma internacionalização pela seleção A portuguesa. O defesa guineense estreou-se pela seleção principal das Quinas a 10 de novembro de 2017 num compromisso amigável frente a seleção da Arábia Saudita tendo cumprido 36 minutos neste encontro onde igualmente estreou o compatriota Bruma pela seleção portuguesa.