QUALIFICAÇÃO CATAR-2022: GUINÉ-BISSAU VENCE SUDÃO POR [2-4], E ASSUME A LIDERANÇA DO GRUPO
A seleção nacional assumiu a liderança do grupo I da fase de apuramento para o mundial-2022 ao vencer esta terça-feira por [2-4] Sudão em Cartum.
No jogo a contar para segunda jornada do grupo I, o primeiro quarto de hora foi frutífero para a equipa comandada por Baciro Candé, aos 8 minutos Piqueti aproveitou desfalque na defensiva do adversário para abrir o marcador, durou 11 minutos para Frédéric Mendy aparecer para corrigir o falhanço do colega Jorginho Intima depois do cruzamento a direita de Piqueti fazendo desta forma [0-2] para “Os Djurtus”.
Com [0-2] no placar, a turma nacional parecia relaxada deixando o adversário impor o seu jogo, mesmo assim mantinha o seu cordão defensivo robusto até que aos 39 minutos outra vez Piqueti apareceu com tiro de pé esquerdo para responder uma excelente simulação de Moreto Cassamá fechando assim a conta do primeiro tempo em [0-3] a favor da seleção nacional.
No segundo tempo Sudão entrou aflito a procura de reduzir as contas, aos 54 minutos aproveitou a perda de bola no meio campo dos Djurtus e Mohamed Abdel Ramam reduziu para [1-3], mesmo reduzindo por 1-3 Sudão não baixou a guarda foi acima da turma nacional que só saiu do sufoco quando Mister Candé fez entrar, Mama Baldé, João Jaquité e Alexandre Mendy nos lugares de Piqueti Djassi, Moreto Cassamá e Frédéric Mendy respectivamente.
A substituição deu tranquilidade a equipa nacional permitiu-lhe ter mais bola até que Mama Balde cabeceou com grande categoria para fundo da baliza de Sudão um cruzamento de canto a direita batido por João Jaquite aos 84 minutos, elevando as contas para [1-4] a favor da turma nacional. Ensistidamente Sudão não se convenceu e acima de 90 Mohamed Abdel Ramam aproveitou frango de Jonas Mendes para bisar e fechar as contas do jogo em [2-4].
Com esta vitória a seleção nacional passa a liderar o grupo I com 4 pontos mais um que Marrocos que tem um jogo a menos A Guiné-Conacri segue na terceira posição com 1 ponto também com um jogo a menos e Sudão ainda pontuou.
De acordo com o regulamento, os vencedores de cada grupo disputarão, em Março de 2022, um ‘play-off’ para as cinco vagas que o continente africano tem direito no Mundial de Futebol, que se realiza no Catar.
Virissimo Cabral