CAMPEONATO NACIONALPRIMEIRA DIVISÃO

OITO ÉPOCAS DEPOIS, NTFC BULA DESCE DE DIVISÃO

Depois de oito épocas consecutivas no primeiro escalão do futebol guineense, a formação nortenha de Nuno Tristão Futebol Clube de Bula confirmou hoje “23.06” a descida de divisão, após o empate a zero bolas no estádio Lino Correia em Bissau frente a União Desportiva Internacional de Bissau, que do sentido oposto, o empate garantiu-lhe a permanência.

A décima quarta jornada, última da série B do campeonato nacional da primeira divisão era aguardado com muita expectativa visto que quatro dos sete clubes que perfilavam na referida série podiam ainda se descer de divisão, mas acabou por ser Bula, equipa que tinha piores hipóteses, ou seja, só a vitória interessava-lhe e que podia-lhe fazer escapar do desaire. Não foi além de um empate no sintético de Lino Correia e confirma assim a descida de divisão após oito épocas no primeiro escalão.

A descida de divisão do NTFC Bula era eminente devido a uma primeira volta pouco conseguida, com apenas 3 pontos conquistados em seis jogos, facto que motivou o técnico principal Edelfrides Correia Landim a pedir a demissão, e para o seu lugar a direção fez regressar o Infamara Dabó, um conhecedor da casa, aliás, um técnico que já foi feliz neste clube.

Mister Vando deu a primeira vitória ao NTFC na primeira divisão, logo no seu jogo de estreia, vencendo o Pelundo por uma bola a zero. Na jornada seguinte repetiu o feito frente ao AC Bissorã com o mesmo resultado, fazendo nove pontos, pontos estes que lhe permitiu sair da zona de despromoção, mas a derrota tangencial frente ao FC Canchungo colocou o clube nortenho numa situação de alerta.

O que mais agravou e deixou a permanência em risco para a formação de NTFC foi a pesada derrota frente ao Flamengo de Pefine por quatro bolas a zero em Bissau. Esta derrota afundou o NTFC Bula, e permitiu os rubros vermelhos a estar numa situação favorável em relação do adversário derrotado na referida jornada ficando numa altura em que restavam duas jornadas para o fim da competição.

NTFC Bula não perdeu os últimos dois jogos, mas também não ganhou, não marcou e nem sofreu apesar de ter os adversários como SB Benfica campeão da série e melhor ataque, e UDIB, o último campeão nacional que fez uma época razoável.

Infamara Dabó volta a entrar na história do NTFC e desta vez pela negativa. Mister Vando foi o técnico que conduziu o Bula para o seu primeiro e único título de campeão nacional da Guiné-Bissau na época desportiva 2013/2014, logo na sua época de regresso ao convívio dos grandes. E pelas suas mãos, NTFC Bula, caiu para a segunda divisão numa época onde conduziu o clube apenas na segunda volta e curiosamente quem estava no comando técnico do NTFC Bula antes da sua chegada foi o seu ex-adjunto, Edelfrides Correia Landim “Mister Gelo”.

Mister Gelo somou apenas três pontos frutos de 3 empates e teve três derrotas. Vando Dabó ganhou dois jogos, empatou dois e perdeu dois, somando 8 pontos e NTFC Bula contabilizou apenas 11 pontos na tabela classificativa, terminando a época como “Lanterna Vermelha” da série B.

Foto: Secção Derportiva RDN

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker