CAMPEONATO NACIONALPRIMEIRA DIVISÃO

12ª JORNADA DA GUINES LIGA: NÚMEROS E CURIOSIDADES

Dos factos interessantes na jornada, FUT 245 destaca dois. Vitória do Pelundo pela margem mínima frentw ao vizinho FC Canchungo e quebrou o jejum de três anos sem vencer o rival de norte. Flamengo de Pefine pela primeira vez marcou mais que um golo num jogo nesta temporada, conseguiu por quatro vezes violar a baliza do NTFC Bula, e Zidane Na Fafé foi a figura do encontro.

A décima segunda jornada da Guines-Liga ainda não encerrou devido a não realização do dérbi de leste que colocaria frente a frente Sporting Clube de Bafatá e Futebol Clube de Sonaco. A partida marcada para o estádio da Rocha em Bafatá não foi realizado devido à má condição do recinto do jogo após fortes chuvas.

✅ Se ainda restavam dúvidas de quais equipas disputariam a grande final do campeonato nacional da primeira divisão, tudo ficou dissipado após duas formações líderes das respetivas séries e eternos rivais, Sporting Clube da Guiné-Bissau e Sport Bissau e Benfica terem matematicamente garantido o lugar neste jogo aguardado com muita expectativa.

➡️ A décima segunda jornada aqueceu ainda a luta pela manutenção. Houve algumas mexidas em termos de posicionamento dos clubes nos últimos lugares, e pelos vistos a luta continuará até a última cartada pelo menos na série B. A série A está quase definida com o novo deslize do Desportivo de Gabú.

✅ Na décima segunda jornada, na série A Sporting Clube da Guiné-Bissau recebeu e venceu os Balantas de Mansoa por duas bolas a zero no estádio Lino Correia. Sport Bissau e Benfica pelo tangencial venceu a União Desportiva e internacional de Bissau.

✅ Sporting CGB com esta vitória, aumentou o número de jogos consecutivos a vencer no campeonato e continua com o melhor registo neste capítulo. Leões de Bissau somam a oitava vitória consecutiva e pela quinta vez consecutiva marcam dois golos numa partida.

✅ SB Benfica duas jornadas consecutivas a vencer pela margem mínima. Flamengo de Pefine e UDIB foram as últimas vítimas após a goleada de 4-1 aplicada ao FC Canchungo. Os encarnados continuam invictos na prova, somando 7 vitórias e 3 empates.

✅ Com 30 pontos somados esta época, Sporting Clube da Guiné-Bissau terminará a época como equipa com melhor aproveitamento. Poderá partilhar este estatuto com o Sport Bissau e Benfica caso este vença os dois últimos jogos e os leões percam o último jogo. Nesta condição Sporting CGB e SB Benfica somarão 30 pontos cada.

✅ Sporting CGB continua a ser o detentor do estatuto de melhor ataque e melhor defesa respetivamente. Marcou 24 golos e sofreu apenas 4.

❌ Pelos maus motivos, surgem as equipas de leste. Pior ataque o campeonato é o Futebol Clube de Sonaco que em nove partidas marcou apenas dois golos. Pior defesa pertence igualmente um clube lestenho, Desportivo de Gabú que viu a sua baliza a ser violada por vinte vezes e só marcou mais vezes que o FC Sonaco.

➡️ Até a décima segunda jornada, só duas equipas ainda não registaram nenhum empate. Sporting CGB e SC Bafatá, ambas equipas da série A.

✅ SB Benfica é a única equipa invicta, zero derrotas em dez jogos disputados. As águias de Bissau marcaram 20 golos e sofreram 6. Têm mais golos que o somatório dos golos marcados pelo Pelundo, Bissorã e NTFC Bula.

✅ Pela primeira vez nesta temporada, Flamengo de Pefine marcou mais que um golo no campeonato. Recebeu e goleou NTFC Bula por 4-0 e relegou-lhe a cauda da tabela classificativa da série B.

✅ FC Pelundo venceu por uma bola a zero ao rival FC Canchungo. A última vez que Pelundo venceu o Canchungo foi a 24 de março de 2018 na visita ao rival e foi pelo tangencial 1-0. Voltou a repetir a proeza, após três jogos seguidos a cair perante os lobos de Canchungo.

❌ Os maus ventos começaram a soprar na equipa do Mister Vando. Infamara Dabó que alimentou a esperança dos adeptos do NTFC Bula com duas vitórias consecutivas após a demissão do Mister Gelo, registou a primeira derrota frente ao FC Canchungo e voltou a cair e desta vez de forma inesperada sofrendo uma pesada derrota frente ao Flamengo de Pefine por 4-0.

➡️ Apesar da época bastante conturbada, NTFC Bula não tinha sofrido mais que dois golos num jogo. Última vez que sofreu quatro golos no campeonato foi frente ao Sporting há precisamente um ano e três meses. Bula é agora a lanterna vermelha da série com 9 pontos, menos dois que Flamengo de Pefine e AC Bissorã.

✅Apenas a segunda vitória do Flamengo de Pefine no campeonato. E a par do Atlético Clube de Bissorã, é o clube com mais empates registados, 5. Mas em termos defensivos, a equipa comandada pelo Mister Causo Dabó apresenta resultados interessantes com apenas seis golos sofridos e é a par do SB Benfica, a segunda melhor defesa do campeonato.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.