TONI BASINAS A CAMINHO DE SEGUNDA HISTÓRIA DE SUCESSO NO FUTEBOL NACIONAL
Sob comando técnico de Antólivio da Silva, jovem treinador de 37 anos, o FC de Cupelum venceu esta tarde (04.06.2021), o seu perseguidor direto Fidjus de Bidera por [2-1] e garante passagem para a próxima fase da competição, que dá acesso à Guines-Liga.
A partida do grupo B de “Guines-Bola” que põe frente a frente às duas equipas com mesmo número de pontos, foi disputada no Estádio Lino Correia, na capital Bissau.
Os rapazes de “fazedor da história inédita no futebol guineense”, Antolivio da Silva, vulgarmente conhecido por Toni Basinas, disputaram o jogo com total determinação, ou seja, confiança, porque foram acompanhados por uma equipa de claque, que revela a autoconfiança da formação do bairro de Cupelum.
Os golos do conjunto histórico foram apontados por Toni da Silva aos 30 minutos, igualando na altura o marcador à uma bola, três minutos depois do golo de Fidjus de Bidera e Paulino aos 50 minutos, deu vantagem e alegria a sua formação.
Essa vitória permitiu o FC Cupelum apesar de restar uma jornada, manifestar a passagem pela fase seguinte de play-off de acesso ao escalão maior do futebol guineense.
No dia 17 de Dezembro de 2020, para recordar, Basinas anunciou o fim da sua carreira como treinador, sem entrar em detalhes, apesar da insistência dos Homens da imprensa desportiva. Meses depois, voltou ao comando técnico de FC Cupelum, equipa na qual está fazendo histórias inéditas.
Além da história presente, Toni Basinas fez uma brilhante história no Clube de Bambadinca “Lagartos”, tirando a equipa de 3ª para a 1ª Divisão do Campeonato Nacional.
Como treinador, Basinas orientou embora por pouco tempo, a formação da sua terra Natal (Sporting de Bafatá), passou por Bambadinca, Cantanhéz, Sonaco, onde anunciou o fim da sua carreira como treinador, antes de assumir o comando técnico de Cupelum.
© O Golo GB