BENFICA DE BISSAU É A ÚNICA EQUIPA INVICTA ESTA ÉPOCA NA GUINÉ-BISSAU
Sport Bissau e Benfica soma e segue. No último fim de semana, as Águias de Bissau viajaram até a vila de Pelundo, norte da Guiné-Bissau para provar mais uma vez que é forte candidato à conquista de duas provas nacional a decorrer no país. Num campo tradicionalmente difícil para os adversários, Benfica venceu por duas bolas a uma e fechou a primeira volta do campeonato de forma invicta.
Segundo os dados do Portal Desportivo FUT 245, a equipa comandada pelo Mister João Natchigna é a única equipa invicta na Guiné-Bissau nesta época, analisando os dados gerais tanto da primeira, como da segunda divisão e também da Taça de Guiné-Bissau. Ao cabo de seis jornadas disputadas na primeira divisão, os encarnados somaram 4 vitórias e dois empates, totalizando 14 pontos e lidera isoladamente a série B com 14 pontos, mais 5 que o Futebol Clube de Canchungo e UDIB, segundo e terceiro classificado da série respetivamente.
Além dos seis jogos disputados na série B, Benfica que conta com o vedeta “Lassana Camará” no seu plantel, internacional A pela Guiné-Bissau, e uma das principais figuras da seleção sub-20 de Portugal no Mundial da categoria disputado em 2010, também disputou duas partidas na Taça de Guiné, vencendo o Flamengo de Pefine por duas bolas a zero na primeira eliminatória, e goleou o Futebol Clube de Cumura por 6 bolas a zero na segunda eliminatória.
Escaparam da chicotada encarnada apenas dois clubes, Futebol Clube de Canchungo na segunda jornada da série B, onde registou-se um empate a duas bolas no estádio Saco Vaz em Canchungo, e também o campeão em título UDIB da mesma série onde as águias de Bissau empataram a zero bolas, este jogo é igualmente o único onde o Sport Bissau e Benfica não marcou nesta época.
Dando uma olhadela no campeonato da segunda divisão, os dados do Portal FUT 245 indicam também que há uma equipa invicta, mas apenas no campeonato. Trata-se dos Arados de Nhacra que ainda não perderam nesta época no campeonato, podia igualar ao feito encarnado caso vencesse o histórico Balantas de Mansôa na primeira eliminatória da Taça de Guiné. A equipa de Arados de Nhacra perdeu esta partida por três bolas a duas e ficou fora da prova Rainha nacional.
Arados de Nhacra venceu as cinco partidas realizadas na série, e é a única com 100 porcentos de aproveitamento nos campeonatos nacionais no país. No último sábado devia jogar com os Lagartos de Bambadinca, mas o jogo não se realizou devido à coincidência das cores de camisolas, segundo noticiou a secção desportiva da Rádio Difusão Nacional. Ao que tudo indica, Nhacra deverá beneficiar de três pontos, mas ainda se aguarda o pronunciamento da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.
Amanhã, os encarnados viajarão até Bissorã para defrontar o Atlético local que na primeira volta goleou em Bissau por cinco bolas a zero. Atlético de Bissorã comandada pelo Mamadu Injai ainda não venceu e procura a primeira vitória no campeonato, curiosamente diante do Benfica, a equipa invicta não só no campeonato, mas em todas as competições nacionais, o único com este estatuto até no momento.
FOTO: Secção Desportiva da RDN