MOIA MANÉ-“GOVERNO E A FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DEVEM TRABALHAR PARA QUE HAJA MAIS INFRAESTRUTURAS DESPORTIVAS”
O antigo futebolista internacional pela seleção principal de futebol da Guiné-Bissau, Moia Braima Mané, exorta o Executivo guineense e a Federação de Futebol, a redobrarem esforços para que haja mais infraestruturas desportivas no país.
Numa entrevista concedida ao FUT 245, Moia Mané, revelou que o futebol nacional, não pode nunca chegar ao tão esperado desenvolvimento, sem que o país tenha mais infraestruturas desportivas.
“Para desenvolver o nosso futebol, o governo e a federação de futebol, devem em primeiro, fazer um investimento sério no setor, sobretudo, na construção das infraestruturas desportivas. Pelo menos um campo sintético em cada região, para que a juventude local possa praticar o futebol da melhor forma“, admitiu Moia Mané.
Além das infraestruturas desportivas, o antigo futebolista, apontou também a subvenção aos clubes, como uma das formas para dar mais alavanca à essa modalidade desportiva no país.
“Clubes nacionais devem também ser apoiados, porque, eles estão com poucas condições para responder às exigências atuais do futebol, estamos num país onde os jogadores jogam somente pelo amor e sem salário. Como podemos com isso, desenvolver o nosso futebol, sem primeiro pensar neles (jogadores). Sabemos que a FIFA sempre dá apoio aos clubes, mas esses (apoios), nem sempre são canalizados aos clubes“, afirmou Mané.
Moia, nome o qual é vulgarmente chamado, disse ao FUT 245 que a proeza da seleção nacional (qualificar pela quarta vez consecutiva ao CAN), não-lhe surpreendeu, enaltecendo o ‘belo’ trabalho da equipa técnica da seleção nacional, jogadores e a Federação de Futebol, mostrando otimista também na qualificação do país ao próximo ‘Copa’ de Mundo.
Lembra-se que Moia Braima, Mané, jogou pelo Sporting Clube da Guiné-Bissau, União Desportiva Internacional de Bissau e Estivadores dos Portos de Bissau, antes de vestir as cores de Boavista de Praia (Cabo-Verde), seguindo mais tarde ao futebol português.
Adul Baldé